A segurança é uma das áreas que mais pode influenciar o bem-estar de uma família, negócio ou espaço. Dentro desta área, existem diferentes formas de proteger pessoas e bens, quer seja através de profissionais (polícia, seguranças privados, etc) ou por sistemas de vigilância. A vertente mais comum, mais frequente e eficaz dos sistemas de vigilância é a existência de um sistema de CCTV.
Um sistema de CCTV consiste, fundamentalmente, num conjunto de câmaras colocadas em lugares estratégicos, que captam e transmitem imagens para um sistema de gestão de vídeo que permite, entre outras coisas, a visualização/gravação dessas mesmas imagens. A instalação de um sistema de CCTV permite gravar o que está a acontecer, em tempo real, num local em particular. Estas câmaras permitem a protecção de pessoas e do perímetro de uma propriedade e facilitam a interacção com as forças de segurança ou activam um pedido de emergência em caso de necessidade. É um tipo de serviço, muito solicitado, sobretudo em época de férias.
A instalação de um sistema de CCTV é um investimento para um período de tempo alargado e ao contrário de fábricas e edifícios públicos, os elementos do sistema não devem ser explicitamente visíveis para não estragar o caráter arquitetónico do espaço. Claro que, como com qualquer sistema de segurança, o principal critério deve ser a eficiência, a proteção. Assim, confrontados com a escolha de soluções concretas, os proprietários devem primeiro, com a ajuda da Activa System e a partir de um estudo de segurança, determinar qual a forma de sistema de segurança de vídeo irá satisfazer as suas necessidades.
CCTV ou CFTV ?
É uma questão fundamental antes de iniciar qualquer projeto. De um ponto de vista técnico, ambos os tipos de sistema poderiam ser utilizados na maior parte das situações, mas, muitas vezes, o critério principal é o preço. Os sistemas de CCTV IP são mais caros, mas podem fornecer imagens com maior resolução.
Sistemas de videovigilância profissionais têm que ser baseados numa sólida análise das necessidades do cliente. A escolha entre tecnologia analógica e IP é determinante para a seleção de câmaras, gravação e meio de transmissão. A vigilância por vídeo IP CCTV Megapixel é uma tecnologia mais recente, a imagem é fornecida sob a forma de corrente de dados digital, a partir de uma câmara IP megapixel. Isso significa não só uma resolução maior, mas antes de tudo, uma abordagem completamente diferente para a arquitetura do sistema. Cada camera IP deve ser conectado à rede local e ter um único endereço IP.
CFTV Analógico
O sistema de segurança analógico possibilita a resolução de vídeo máxima 704×574 pixels. Apesar desta limitação, tais sistemas são ainda utilizadas com sucesso em fábricas ou edifícios de escritórios, podendo também ser aplicado em residências. Para a resolução. Na fase de selecção do equipamento, existem três critérios que devem ser tidos em conta para construir um sistema eficaz de acompanhamento de vídeo:
- Áreas que necessitam de vigilância. A identificação de locais que são mais vulneráveis às ameaças potenciais é uma parte vital para minimizar os riscos e assegurar a eficácia do sistema.
- Nível de detalhes visuais. 704×574 pixels (4 canais CIF) é completamente suficiente para a identificação de pessoas e objetos.
- Tempo de retenção de gravação. Um disco rígido de 1 TB, poderá, por exemplo, gravar vídeo a partir de quatro canais (4CIF, 6fs) durante período de 40 dias.
O próximo passo é a seleção de um DVR e alguns parâmetros têm de satisfazer os requisitos básicos:
- Resolução de Gravação. Gravação de imagens 4CIF. Formato 704×576 é um padrão e todos os DVRs que oferecemos podem gravar vídeo com uma resolução mínima de 4CIF.
- Velocidade de gravação. Frame rate ou frames por segundo. DVRs oferecem, muitas vezes, velocidades de gravação diferentes para diferentes resoluções. Geralmente, instalações em residências uni familiares, não precisam DVRs com taxas altas, no entanto, o mínimo é de 6 fps.
- Compressão standard. Geralmente ignorada, é muito importante para a quantidade de dados arquivados e para a transferência de dados opcionais pela Internet. Os melhores parâmetros de compressão são fornecidos pelo codec H.264/AVC. Todos os DVRs que oferecemos têm compressão H.264.
Para além destes parâmetros fundamentais, há outras outras características a ter em conta:
- A análise de imagem. Análise básica de imagem inclui detecção de movimento e detecção de adulteração da camera.
- O acesso remoto via web. Pré-visualização do vídeo através da rede é um recurso conveniente que permite ao utilizador a visualização das imagens das cameras a partir de qualquer lugar.
- Disponibilidade de aplicativos para telefones celulares. Na era dos smartphones e tablets esse recurso é extremamente importante.
- Entradas e saídas de alarme. Estas entradas e saídas são usadas para conectar dispositivos periféricos e permitir a comunicação com outros equipamentos. Por exemplo, a activação de um detector de fogo pode disparar a gravação de cameras de vídeo predefinidos.
CCTV Digital
A vigilância por vídeo IP Megapixel é uma tecnologia mais recente. Isso significa não só uma resolução maior, mas antes de tudo, uma abordagem completamente diferente para a arquitetura do sistema. Cada câmera IP deve ser conectado à rede local e ter um único endereço IP.
Os critérios que devem ser levadas em conta são semelhantes aos sistemas analógicos de CFTV, com algumas modificações devido a características específicas dos dispositivos IP:
- Áreas que necessitam de vigilância. Este critério mantém-se inalterado. As considerações sobre quaisquer potenciais riscos no local, são os mesmos.
- Nível de detalhes visuais. Há cameras IP com as mesmas resoluções que os dispositivos analógicos. No entanto, estes sistemas deve ser baseado em cameras com resolução mínima de 2 MP. Este sistema, muitas vezes, permite a instalação de um número inferior de cameras uma vez que, pela resolução das cameras, é possível cobrir áreas mais amplas e permitem a ampliação de imagem sem perda significativa em detalhes.
- Tempo de retenção de gravação. Gravação em HD Ready ou FullHD necessita de mais espaço em disco que os sistemas analógicos.
A escolha final depende das necessidades individuais do proprietário. Agende o seu estudo de segurança connosco e fique a conhecer, gratuitamente, qual a melhor solução para a sua situação.